A Caixa Econômica Federal vai passar a liberar o FGTS em até 48h após a solicitação. A medida é uma determinação da Justiça Federal em atendimento a uma ação da DPU e MPF. Cidadãos podem sacar até R$ 6,2 mil do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
A Justiça Federal determinou que a Caixa Econômica Federal libere o saque o FGTS em até 48h. Essa medida é importante porque a análise dos pedidos faz com que o valor seja liberado em até 5 dias úteis. Ou seja, as famílias acabam tendo que esperar por um valor que necessitam com urgência.
A decisão da Justiça Federal atende a uma liminar conjunta da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF).
Liberação do saque do FGTS em 48h
- A decisão foi tomada para possibilitar que o valor seja liberado mais rapidamente para uma parcela da população que vivido momentos de incertezas.
- O saque será liberado para quem tem recursos em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
- Mas, apenas os moradores de uma das cidades do Rio Grande do Sull em estado de calamidade pública terão acesso mais rápido aos recursos.
- Atualmente 46 cidades estão com em calamidade pública reconhecida pelo governo federal.
- Mas, segundo levantamento da DPU apenas 17 estão habilitadas ao saque calamidade.
- A Caixa econômica e União ainda ainda podem recorrer dessa decisão.
Cidades do RS com saque calamidade liberado
- Alpestre
- Canoas
- Colinas
- Cruz Alta
- Eldorado Do Sul
- Gravataí
- Nonoai
- Novo Hamburgo
- Roque Gonzales
- Santa Maria
- Santo Ângelo
- São Leopoldo
- São Nicolau
- Tabaí
- Tenente Portela
- Venâncio Aires.
Os moradores têm até 90 dias para solicitar o saque calamidade, a partir da data de inclusão do município na lista. A especialista do FDR, Lila Cunha, ensina como fazer o saque calamidade do FGTS, confira.