Começou nesta sexta-feira (17) o calendário de pagamentos do Bolsa Família referente ao mês de maio. Mais de 20 milhões de famílias vão receber o auxílio em suas contas, com valor médio de R$ 672,74. O benefício pode ser movimentado via Caixa Tem.
O pagamento do Bolsa Família é responsabilidade da Caixa Econômica que faz os depósitos nos últimos dez dias úteis de cada mês. A referência para organização é o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família
O calendário de pagamentos do Bolsa Família vai de 17 a 31 de maio, sendo que moradores de cidades onde foi decretada situação de calamidade pública recebem antes. Para eles, ao invés de considerar a ordem de depósitos via final do NIS, todos sacam na mesma data.
Neste caso, o dinheiro já fica disponível no primeiro dia do calendário. Os demais deve seguir a ordem tradicional:
- Final do NIS: 1 – pagamento em 17/5;
- Final do NIS: 2 – pagamento em 20/5;
- Final do NIS: 3 – pagamento em 21/5;
- Final do NIS: 4 – pagamento em 22/5;
- Final do NIS: 5 – pagamento em 23/5;
- Final do NIS: 6 – pagamento em 24/5;
- Final do NIS: 7 – pagamento em 27/5;
- Final do NIS: 8 – pagamento em 28/5;
- Final do NIS: 9 – pagamento em 29/5;
- Final do NIS: 0 – pagamento em 31/5.
Como fazer o saque do Bolsa Família?
O valor depositado pela Caixa referente ao Bolsa Família pode ser recebido em mãos, por meio do saque, ou movimentado de forma online no App Caixa Tem ou usando o cartão.
Quem perdeu os documentos ou o cartão para receber o benefício, tem formas facilitadas de receber. É o caso de muitas pessoas que vivem no Rio Grande do Sul, por lá o governo aprovou a entrada de 21 mil novas famílias no programa, eu dou mais detalhes nesta matéria.
Para receber basta:
- Usar um documento com foto na agência da Caixa mais próxima, ou ponto de atendimento (caminhão itinerante, por exemplo); ou
- Usar o cartão com chip para compras, ou o cartão sem chip para saque no caixa eletrônico; ou
- Movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem, via PIX, transferência, cartão virtual e outros.