Pagamento da restituição do Imposto de Renda é atualizado dando mais dinheiro aos contribuintes

Receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote é sempre o desejo de boa parte dos contribuintes. Mas, quem fica nos lotes seguintes é beneficiado com um reajuste aumentando a quantia que originalmente seria paga. Este reajuste não é aplicado sobre o primeiro lote. 

IRPF
Pagamento da restituição do Imposto de Renda é atualizado dando mais dinheiro aos contribuintes (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todos os anos, a partir do segundo lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal aplica uma correção ao valor liberado.

A quantia leva em conta o resultado da taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento.

Correção de valor restituição do Imposto de Renda

O valor da restituição do Imposto de Renda é calculado com base no valor de impostos que o contribuinte pagou no ano passado, e nas deduções que foram apresentadas. Essa diferença é restituída ao cidadão em parcela única. 

A partir do segundo pagamento, que começa em junho, começam as correções aplicadas a esse valor. No segundo lote, por exemplo, o reajuste será de 1% sobre a taxa Selic. Por isso, nem sempre receber no segundo mês em diante é ruim.

O valor exato de correção somente será divulgado pela Receita Federal uma semana antes do pagamento, quando a consulta da fila de restituição for liberada. 

Quando começa o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda começam em maio, na mesma data em que se encerra o calendário para enviar a declaração.

A única exceção para esse ano são para os moradores do Rio Grande do Sul, aqueles que vivem em cidades atingidas pelo desastre natural. Para eles o prazo de entrega da declaração termina em agosto, eu dou mais detalhes nesta matéria.

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile