Em menos de uma semana os brasileiros já podem verificar se receberão cerca de R$ 1 mil da Receita Federal. A quantia vai ser transferida para a conta de milhares de contribuintes do Imposto de Renda, e a expectativa é de que em maio a maioria deles sejam pessoas idosas.
O pagamento liberado pela Receita Federal é relativo a restituição do Imposto de Renda. Todos aqueles que pagaram mais imposto do que deveriam no ano passado serão beneficiados com a devolução de parte deste valor. A Receita calcula essa devolução com base no patrimônio do cidadão.
Quando vai ser paga a restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda começa a ser paga em 31 de maio, este é o primeiro lote. No entanto, haverão ainda outros quatro pagamentos até setembro. Sempre no último dia útil do mês um novo grupo é contemplado.
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Existem alguns perfis de contribuintes que possuem prioridade legal, o que incluí idosos e pessoas com deficiência. Eu listei quem são eles nesta matéria.
Como consultar o pagamento da restituição na Receita Federal?
Uma semana antes da liberação da parcela os contribuintes já podem consultar se foi aprovado o pagamento da restituição em seu nome. O procedimento acontece usando os canais oficiais da Receita Federal.
Quando envia a declaração e informa seus rendimentos do ano passado, o cidadão já recebe uma prévia do quanto deve ser restituído. A confirmação mesmo só vem com o depósito que acontece na conta corrente ou chave PIX de CPF cadastradas.
- Acesse o site da Receita Federal;
- Clique em “Meu Imposto de Renda”;
- Agora escolha “Consultar restituição”;
- Em seguida, selecione “Iniciar”;
- Preencha a ficha com: CPF, data de nascimento e ano de envio do documento.