Em menos de duas semanas milhões de pessoas terão acesso ao pagamento da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Para boa parte dos contemplados os valores superam R$ 1 mil, e os idosos com mais de 60 anos são prioridade no recebimento deste benefício.
Os idosos com mais de 80 anos têm máxima prioridade no pagamento da restituição do IRPF. No entanto, a Receita Federal só vai conseguir incluir no primeiro lote os idosos a partir desta idade que enviaram a declaração até 11 de maio, quando houve o primeiro processamento de dados.
Quais idosos serão inclusos no 1º lote da restituição do IRPF 2024?
A Receita Federal faz algumas considerações para incluir os contribuintes no primeiro lote de restituição do IRPF 2024. Boa parte dos contemplados neste primeiro momento são pessoas com prioridade legal, além daqueles que enviaram a declaração no início do prazo.
A prioridade é dada, nesta ordem, para:
- Idosos com mais de 80 anos de idade;
- Idosos com mais de 60 anos de idade;
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave;
- Quem tem como principal fonte de renda o magistério;
- Envio da declaração no modelo pré-preenchida e/ou preferência por ser restituído via PIX.
Além disso, entregar a declaração logo no início do prazo é razão para ser beneficiado no primeiro lote. O motivo é simples, quanto antes você entrega o documento, mais cedo a Receita Federal consegue conferir as informações e liberar o pagamento.
Calendário de pagamentos da restituição do IRPF
O primeiro lote de restituição do IRPF será pago em 31 de maio. Todo último dia útil do mês, até setembro, um novo pagamento será liberado pela Receita Federal. Aprenda como consultar se foi beneficiado nesta matéria.
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto; e
- Quinto e último lote: 30 de setembro.