Com o intuito de auxiliar as famílias impactadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, o Governo Federal irá antecipar os pagamentos do Bolsa Família e realizar um novo valor de saque do Auxílio Gás aos beneficiários das cidades que decretaram estado de calamidade pública.
Vale lembrar que o Auxílio Gás é pago a cada dois meses e, para ajudar as famílias afetadas pelas chuvas, o Governo estará liberando este novo pagamento em maio, já que o último pagamento do auxílio foi realizado em abril. Confira mais detalhes na matéria.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Antecipação do Bolsa Família e Auxílio Gás
Essa antecipação dos pagamentos do Bolsa Família faz parte de um conjunto de medidas implementadas pelo Governo para ajudar os beneficiários no Rio Grande do Sul a se recuperarem neste momento.
Dessa forma, o pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás estão programados para o dia 17 de maio, sexta-feira desta semana, independente do número final do NIS. Os valores serão depositados nas contas do Caixa Tem de cada beneficiário.
É importante ressaltar que essa antecipação e o pagamento do Auxílio Gás em maio são específicos para o estado do Rio Grande do Sul. Os demais estados do Brasil continuarão recebendo o Bolsa Família conforme o calendário estabelecido para o mês, sem receber o Auxílio Gás.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Para ter direito ao Bolsa Família, as famílias precisam seguir alguns critérios estabelecidos pelo governo, como, por exemplo:
- Renda, famílias que recebam mensalmente R$ 218, sem ultrapassar esse valor;
- CadÚnico, as famílias devem ter as informações no Cadastro Único sempre atualizadas.