NOVA mudança na CNH afetará motoristas com doenças oculares; entenda

SãO PAULO (SP) — Prestes a ser modificada, a lei da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deverá passar a contemplar outro grupo de motoristas entre os que possuem o direito de utilizar vagas especiais de estacionamento. A medida deverá ampliar o grupo de motoristas que serão identificados no documento como condutores com “mobilidade reduzida”.

NOVA mudança na CNH afetará motoristas com doenças oculares; entenda. (Imagem: FDR)

A novidade foi aprovada recentemente pela Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. O projeto deverá alterar o Código de Trânsito Brasileiro. Agora, serão incluídos no grupo de “mobilidade reduzida” os condutores com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Espondilite Anquilosante, Fibromialgia e Esclerose Múltipla.

A proposta ainda deverá passar por outras comissões do Câmara dos Deputados antes de ser votada. Em seguida, ela também precisará ser avaliada pelo Senado Federal e receber o aval presidencial antes de entrar em vigor efetivamente.

A medida deverá trazer benefícios para esses condutores, facilitando também sua identificação por agentes de trânsito. Atualmente, ter a CNH pode ser um diferencial para os cidadãos, incluindo para trabalhadores em busca de novas vagas de emprego que, em alguns casos, exigem o documento.

Para facilitar essa emissão, alguns estados contam com um programa da CNH Social. A iniciativa permite que os cidadãos consigam o documento de forma gratuita.

Saiba como funciona o programa da CNH Social:

Confira outros benefícios disponíveis para pessoas de baixa renda neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile