O Ministério da Previdência e o Instituto Nacional do Seguro Social anunciaram a antecipação dos pagamentos do INSS. Com isso, os depósitos que seriam feitos entre maio e junho serão pagos no primeiro dia do calendário. Essa antecipação será válida também para os próximos meses. Veja como solicitar.
Aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais podem solicitar a antecipação dos pagamentos do INSS. A medida será válida para os moradores de mais de 300 cidades brasileiras. Segundo o Ministério da Previdência a antecipação deve ser solicitada pelo próprio segurado.
Pelo calendário atual os depósitos serão feitos entre os dias 24 de maio a 7 de junho. Sendo que os primeiros a receberem serão aqueles que recebem um salário-mínimo, ou seja, R$ 1.412.
Antecipação dos pagamentos do INSS
- De acordo com o INSS a antecipação não será válida para quem recebe benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
- A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como solicitar o auxílio-doença, confira.
- A antecipação foi adotada para ajudar as pessoas que estejam passando por dificuldades por causa das fortes chuvas que atingiram cidades do Rio Grande do Sul.
- Segundo o último balanço do governo do estado, 164.583 pessoas estão desalojadas, e 67.542 estão em abrigos.
- Ao todo 425 municípios foram afetados pelos temporais.
- O valor antecipado será ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas a partir do terceiro mês após a antecipação. O desconto será feito diretamente na renda do segurado e não terá cobrança de juros, nem correção.
Como pedir a antecipação dos pagamentos do INSS?
- A orientação é para que o segurado procure o banco responsável pelo seu pagamento e faça a solicitação e assinem o termo de opção.
- Após aprovação o valor deve ser depositado no primeiro dia de pagamentos deste mês de maio, ou seja, dia 24.
- Lembrando que esse recurso está disponível apenas aos moradores do Rio Grande do Sul.
Os Correios estão fazendo a coleta e distribuição de donativos para as vítimas, saiba mais.