Motoristas com mais de 50 anos ganham desconto de 50% na renovação de CNH

Brasileiros com mais de 50 anos de idade poderão ter desconto de 50% na renovação da CNH esse mesmo desconto será concedido a outro grupo. E uma redução maior será destinada para quem tem acima de 70 anos. Redução do valor deve ser válida para os condutores de carros e motos. Entenda melhor essa importante conquista.

Motoristas com mais de 50 anos ganham desconto de 50% na renovação de CNH (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O PL 5.153/2023 é do senador Fernando Dueire (MDB-PE), prevê a concessão de desconto de 50% na renovação da CNH.  Para a relatora do projeto na CAE, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), esse público precisa fazer a renovação duas vezes a cada ano. Por isso é importante conceder essa redução no valor do documento.

Desconto na renovação da CNH

  •  A redução de 50% é válida aos condutores com idade a partir de 50 anos. Para condutores com 70 anos ou mais o desconto será de 70%.
  • O projeto determina que o desconto seja calculado sobre o valor total cobrado pelo órgão executivo de trânsito para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
  • Para o autor é injusto que o mesmo valor seja cobrado de condutores que possuem documento com prazo de validade menor.
  • A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, mudanças foram feitas na CNH de quem tem entre 50 e 70 anos, confira.

Desconto de 50% na renovação da CNH

  • Outro grupo também têm direito a essa redução, através do Projeto de Lei 2434/22, do ex-deputado Paulo Bengston (PA).
  • Nesse caso, a redução é ofertada aos condutores que perderam 20% da visão de um dos olhos, passando a ter visão monocular.
  • Os recursos obtidos através das multas de trânsito serão usados para subsidiar esse desconto.
  • O texto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.