MEI atingido por catástrofe do Rio Grande do Sul são surpreendidos com benefício do governo

Além de perderem suas casas, móveis, eletrodomésticos e veículos, muitos dos moradores do Rio Grande do Sul terão que se reerguer profissionalmente. O MEI (Micro Empreendedor Individual) que reside no estado já recebeu as primeiras ações do poder público, vindas direto do Simples Nacional. 

MEI
MEI atingido por catástrofe do Rio Grande do Sul são surpreendidos com benefício do governo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Todos os autônomos que possuem MEI endereçados em uma das cidades onde foi decretada situação de calamidade pública, poderão ser beneficiados com ajuda do governo. Está sendo preparado um pacote de medidas para reerguer o estado financeiramente, e uma delas foi pensada no Simples Nacional. 

Prorrogação do boleto do MEI para atingidos na catástrofe 

As fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no fim de abril e início de maio já deixaram 100 mortos, e mais de 900 mil pessoas afetadas

Com isso, o MEI que tinha boleto do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) a vencer terá uma nova data de pagamento. A medida diferenciada foi adotada pelo Ministério da Fazenda após o reconhecimento do governo federal quanto ao estado de calamidade pública. 

Novo prazo para pagamento da DAS-MEI no Rio Grande do Sul

Período de apuração Vencimento original Vencimento prorrogado
04/2024 20/05/2024 20/06/2024
05/2024 20/06/2024 22/07/2024

Novo prazo para pagamento de boletos de negociação de dívidas no Rio Grande do Sul

 No entanto, a prorrogação mantém a incidência de juros, de acordo com a lei de cada negociação.

Como pedir o boleto de pagamento do MEI?

O governo já havia preparado um tipo de empréstimo pensado nesse público, e que pode ajudar na reestruturação da empresa, eu explico mais sobre ele nesta matéria. O boleto de pagamento do MEI deve ser emitido online, existem diferentes canais para isso.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile