Responsável por 22,7 milhões de aposentadorias de brasileiros, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz um novo alerta sobre as tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas através de uma falsa comprovação de vida e renovação de cadastro. Veja como se proteger e não cair nas armadilhas.

Imagem: FDR
O anúncio do INSS serve para evitar que aposentados e pensionistas caiam em golpes armados por pessoas mal-intencionadas que estão se passando por servidores do instituto, utilizando farda e crachá falso, e visitando as residências dos beneficiários para realizar a prova de vida. O objetivo da ação é ter acesso a fotos, dados e documentos da vítima durante a falsa comprovação de vida.
Caso receba uma visita desse tipo, não atenda aos golpistas e nem forneça quaisquer informações ou documentos. Desde 2023, a realização da prova de vida é responsabilidade do próprio INSS. O INSS não está fazendo esse tipo de ação e nem está convocando os beneficiários para realizar a prova de vida e recadastramento.
Alerta do Governo para evitar golpes do INSS
-
O INSS não está convocando os beneficiários para realizar procedimento de prova de vida ou de recadastramento;
-
O Instituto também não está fazendo ações de visitas às residências de aposentados e pensionistas do INSS
-
Caso receba uma visita desse tipo, fique ligado: é um golpe;
-
Não atenda aos golpistas, nem forneça quaisquer informações ou documentos;
-
O objetivo dos falsários é ter acesso a sua foto, seus dados e documentos;
-
Se receber a falsa visita, denuncie na ouvidoria do Governo Federal ou pelo telefone 135. A polícia também pode ser acionada;
-
Não se preocupe, a realização da prova de vida é responsabilidade do próprio INSS desde 2023;
-
Além disso, os bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida estão suspensos até o final de 2024.
A especialista Lila Cunha explica detalhadamente as formas corretas para renovar os dados do INSS. Confira.
INSS
O INSS é uma autarquia do Governo Federal que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social. Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS.