O novo teto de juros do empréstimo consignado do INSS já está valendo em todo o país. Reajuste é aplicado também às modalidades contratadas através do cartão de crédito e cartão consignado. Essa é a sétima redução desde 2023. Veja as novas taxas cobradas.
Quem recebe benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social tem a oportunidade de contratar empréstimo consignado. Agora pagando menos juros mensais, a redução aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no dia 24 de abril já está sendo aplicada.
Empréstimo consignado do INSS
- A mudança aplicada pelo INSS é apenas quanto aos juros, o comprometimento de renda continua sendo de 45%:
- 35% para contratação de empréstimo pessoal consignado
- 5% para uso do cartão de crédito consignado
- 5% para o cartão consignado de benefício
- Isso significa que aqueles segurados que já ultrapassaram esses percentuais não poderão mais fazer novas contratações.
Novo teto de juros do empréstimo consignado
- Agora os juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram a ser de 1,68% ao mês.
- Quanto aos juros nas operações feitas através cartão de crédito e cartão consignado de benefício a taxa será de 2,49% ao mês.
- Vale lembrar que esse é apenas um teto máximo, os bancos poderão definir suas próprias taxas, desde que não ultrapasse os percentuais acima.
“Esse movimento de queda nos juros do consignado já reflete na taxa média cobrada pelos bancos no empréstimo para beneficiários do INSS, que recuou para 22,4% ao ano em março, o menor nível desde novembro de 2021, quando o juro médio estava em 21,3% ao ano. Os números foram divulgados pelo Banco Central”, afirmou o INSS.
Quer consultar qual a taxa de juros cobrada pelos bancos? Nessa matéria eu te explico como.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, um novo empréstimo foi liberado para os segurados do INSS, confira detalhes.