Beneficiários do BPC recebem antecipado em maio e as datas são reveladas

Responsável por atender grupos específicos de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, o BPC (Benefício de Prestação Continuada) realiza um pagamento de R$ 1.412 para os seus beneficiários. Os recursos são pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de forma mensal.

Beneficiários do BPC recebem antecipado em maio e as datas são reveladas. (Imagem: FDR)

O valor pago é fixado com base no salário mínimo vigente no ano e é destinado para cidadãos com mais de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência e que possuem baixa renda. Para receber o benefício é preciso que o cidadão esteja devidamente inscrito no CadÚnico do Governo Federal.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, esse processo deve ser feito em uma unidade do CRAS. Em seguida, o benefício precisa ser solicitado ao INSS. Caso seja aprovado, o cidadão passará a receber o pagamento mensal. Neste mês de maio, o benefício será antecipado para parte das famílias atendidas.

Com o adiantamento, as famílias contempladas receberão os recursos em conta já no primeiro dia do calendário de pagamentos do INSS. A antecipação foi disponibilizada pelo Governo Federal para as famílias que residem em cidades do Rio Grande do Sul. A medida teve o objetivo de auxiliar no enfrentamento da crise vivenciada no estado.

Já para as demais cidades do Brasil, o benefício será pago de acordo com o calendário do INSS que leva em consideração o número do benefício de cada cidadão contemplado pelo programa social.

Confira o calendário de pagamentos regular do BPC em maio:

Confira outras informações sobre o Benefício de Prestação Continuada neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile