Milhões de pessoas perderão o acesso ao pagamento do Bolsa Família em maio. Já é possível consultar se o seu cadastro está em risco, e ir em busca do desbloqueio do seu auxílio. O CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) é o ponto de apoio para quem quer notícias sobre a situação do seu benefício.
O CRAS é um dos canais onde as famílias conseguem verificar se perderam o acesso ao Bolsa Família e aos demais programas que dão recebidos com base na inscrição no Cadastro Único. Além dele, porém, é possível verificar a situação do seu benefício de forma totalmente online.
Quem corre o risco de perder o acesso ao Bolsa Família?
O primeiro ponto é entender se está no grupo de pessoas que corre o risco de perder o acesso ao Bolsa Família. Ao descobrir as regras que dão direito ao pagamento o titular pode ter seu auxílio bloqueado, e mais tarde totalmente cortado caso não volte a cumprir com os requisitos.
- Estar com dados do CadÚnico desatualizados há mais de dois anos;
- Ter alterado alguma dado e não ter atualizado no CadÚnico;
- Diminuir a frequência escolar das crianças e jovens em menos de 85%;
- Não fazer o acompanhamento nutricional das crianças de até 7 anos uma vez por semestre (duas vezes ao ano);
- Gestantes não fazerem o acompanhamento pré-natal;
- Crianças, gestantes e mulheres com caderneta de vacinação atrasada.
Hoje, aumentar o limite de renda para até meio salário mínimo por pessoa não é mais critério para ser cancelado do programa, mas tem corte de 50% no valor do seu benefício. Eu explico mais sobre essa condição, chamada de Regra de Proteção, nesta matéria.
Onde consultar se perdeu o acesso ao Bolsa Família em maio
Para verificar se em maio deixará de receber o Bolsa Família, o titular deve procurar os seguintes canais:
- Atendimento no CRAS – consultando os benefícios em seu nome;
- App Meu Cadúnico;
- App Bolsa Família.
Caso o seu auxílio tenha sido bloqueado, o titular tem até 30 dias para reaver o seu benefício comprovando que tem direito a ele. Basta comparecer ao CRAS para solicitar o pagamento novamente.