Os idosos que são aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já encontram nos bancos o novo teto de juros para crédito consignado. Esta é a sétima redução desde o início do governo Lula (PT) e tende a tornar o acesso a empréstimo mais barato.
O novo teto de juros do consignado do INSS começou a valer na última terça-feira (7). A medida, porém, já havia sido aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) em abril. Com isso, as novas contratações de crédito ficarão mais baratas para os idosos.
Novo teto de juros do consignado do INSS
As mudanças aprovadas pela CNPS atingem o empréstimo e o cartão consignado. A justificativa para nova queda no teto de juros é o acompanhamento da taxa Selic que também está sendo reduzida.
Os aposentados e pensionitas que quiserem contratar o crédito ou usar o cartão com desconto da fatura no seu salário, serão atendidos com as seguintes taxas:
- Taxa de no máximo de 1,68% ao mês para empréstimo;
- Taxa de no máximo 2,49% ao mês para cartão de crédito e cartão de benefícios.
Lembrando que este é o valor máximo de cobrança, ou seja, os bancos não podem aplicar valores acima do teto apenas menor do que ele.
Como encontrar a melhor taxa de juros no consignado do INSS?
Por ordem do Ministério da Previdência Social, o INSS deve oferecer aos aposentados e pensionistas a lista com os valores de juros cobrados por cada instituição bancária. A ideia é que dessa forma eles possam comparar o valores e encontrar a melhor alternativa.
Não é preciso estar logado no Meu INSS para a consulta que funciona assim:
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.