INSS: descubra as novidades da aposentadoria por idade mínima e suas regras em 2024

Em 2024 foram atualizadas as regras para solicitação da aposentadoria por idade mínima. Estas regras seguem as mudanças aprovadas em 2019, quando passou a valer a reforma da Previdência. É importante estar atento a esses pontos antes de fazer o pedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

aposentadoria
INSS: descubra as novidades da aposentadoria por idade mínima e suas regras em 2024
(Foto: FDR)

O tempo de vida exigido foi aumentando desde 2019 para que os trabalhadores consigam a aposentadoria por idade mínima. Agora, em 2024, chegou-se ao limite de idade para mulheres e a idade para homens é a mesma desde 2019 quando foi aprovada a reforma da Previdência.

Qual a idade mínima para pedir aposentadoria em 2024?

No caso da aposentadoria por idade, os trabalhadores que são contribuintes do INSS precisam somar os seguintes requisitos para dar entrada no seu pedido:

Estas são as condições para quem não vai contar com as regras de transição, criadas para beneficiar quem estava perto de se aposentar, mas por conta da reforma se afastou desta chance.

Pela regra de pontos, em que o resultado é igual a soma da idade mais tempo de contribuição, são necessários 91 pontos para mulheres e 101 para homens, com 30 e 35 anos de contribuição, respectivamente.

Já pelas regras de idade progressiva, a exigência é de 58 anos e 6 meses se mulher; e 63 anos e 6 meses, se homem.

Como pedir a aposentadoria por idade no INSS?

O pedido da aposentadoria pode ser feito online, usando o Meu INSS. Eu ensino quais documentos precisam ser anexados, confira nesta matéria.

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile