O Governo Federal decidiu antecipar os pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para beneficiários que vivem em municípios do Rio Grande do Sul, onde foi declarado estado de calamidade pública pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Essa iniciativa visa dar suporte imediato a quem foi afetado pelas recentes catástrofes na região. A portaria conjunta do INSS e do Ministério da Previdência Social oficializou a antecipação dos pagamentos do BPC com publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira.
A antecipação dos pagamentos do BPC é uma resposta emergencial para garantir que os beneficiários tenham acesso aos recursos de que precisam durante essa situação crítica. Os depósitos para maio e junho serão adiantados e pagos juntos a partir de 24 de maio, de acordo com portaria no Diário Oficial da União. A iniciativa inclui também o 13º salário, que já havia sido antecipado para todos os beneficiários por decreto presidencial.
A antecipação beneficia principalmente aqueles que recebem aposentadorias, pensões e Benefício de Prestação Continuada. No entanto, auxílios temporários, como auxílio-doença e salário-maternidade, não fazem parte dessa medida, pelo menos neste momento. Para receber o pagamento antecipado, o beneficiário deve assinar um termo de opção no banco onde recebe seu benefício.
Continue acompanhando para verificar o calendário atualizado do INSS com foco na antecipação dos pagamentos do BPC Enquanto isso, ao clicar neste link, eu te explico sobre os novos procedimentos adotados pela autarquia que podem cortar milhares de benefícios previdenciários. Confira!
Calendário da antecipação dos pagamentos do BPC
-
Benefícios terminados em 1: 24 de maio;
-
Benefícios terminados em 2: 27 de maio;
-
Benefícios terminados em 3: 28 de maio;
-
Benefícios terminados em 4: 29 de maio;
-
Benefícios terminados em 5: 31 de maio;
-
Benefícios terminados em 6: 3 de junho;
-
Benefícios terminados em 7: 4 de junho;
-
Benefícios terminados em 8: 5 de junho;
-
Benefícios terminados em 9: 6 de junho;
-
Benefícios terminados em 0: 7 de junho.