Beneficiários do bolsa família são pegos de surpresa após governo confirma lista de excluídos

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Brasil que ajuda financeiramente famílias de baixa renda. E, para ingressar no programa, é necessário realizar a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único), se os dados dos titulares do Bolsa Família estiverem desatualizados, os beneficiários podem ser excluídos ou bloqueados do programa.

Beneficiários do bolsa família são pegos de surpresa após
governo confirmar lista de excluídos. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A atualização dos dados a cada dois anos garante que os beneficiários continuem recebendo os benefícios vindos do Governo, além de garantir a possibilidade de inclusão em novos programas.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.

 

Critérios para perder o benefício

Sem a atualização cadastral, o benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos. Os principais entre eles são:

Visitas do CRAS

Nos últimos meses o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou visitas domiciliares a beneficiários com NIS final 3,5 e 6, ou seja, grupos prioritários. Nessas visitas, foram verificadas as situações das famílias e a atualização de informações cadastrais. Aqueles que não atenderam a visita e não se dirigiram a uma unidade do CRAS, correm o risco de fazer parte da lista de excluídos do benefício.

O que fazer?

As famílias inscritas no CadÚnico que precisam realizar a atualização cadastral estão sendo notificadas por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios. 

Após receber a notificação, é necessário ir pessoalmente até o CRAS do município em que você mora ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados portando documento de identificação com foto, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família que moram na casa.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile