O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Brasil que ajuda financeiramente famílias de baixa renda. E, para ingressar no programa, é necessário realizar a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único), se os dados dos titulares do Bolsa Família estiverem desatualizados, os beneficiários podem ser excluídos ou bloqueados do programa.
A atualização dos dados a cada dois anos garante que os beneficiários continuem recebendo os benefícios vindos do Governo, além de garantir a possibilidade de inclusão em novos programas.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Critérios para perder o benefício
Sem a atualização cadastral, o benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos. Os principais entre eles são:
- O cadastro não ter sido atualizado há mais de dois anos;
- A renda familiar estar maior do que o valor declarado;
- O número de integrantes da família está diferente do cadastrado;
- Menores cadastrados não estarem frequentando a escola – requisito obrigatório;
- Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens.
Visitas do CRAS
Nos últimos meses o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou visitas domiciliares a beneficiários com NIS final 3,5 e 6, ou seja, grupos prioritários. Nessas visitas, foram verificadas as situações das famílias e a atualização de informações cadastrais. Aqueles que não atenderam a visita e não se dirigiram a uma unidade do CRAS, correm o risco de fazer parte da lista de excluídos do benefício.
O que fazer?
As famílias inscritas no CadÚnico que precisam realizar a atualização cadastral estão sendo notificadas por mensagem no aplicativo de celular do CadÚnico, Caixa Tem e no extrato de pagamento dos benefícios.
Após receber a notificação, é necessário ir pessoalmente até o CRAS do município em que você mora ou no setor da prefeitura responsável pela gestão do CadÚnico, para atualizar os dados portando documento de identificação com foto, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família que moram na casa.