O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a antecipação do Bolsa Família para beneficiar quem foi atingido pelos recentes temporais no Rio Grande do Sul. A medida visa agilizar e simplificar os pagamentos para proporcionar um alívio rápido às famílias em situação de emergência.
Com essa decisão, os beneficiários do Bolsa Família afetados poderão receber seu auxílio antes das datas programadas no calendário oficial. É uma resposta urgente para oferecer suporte financeiro imediato a quem mais precisa durante essa crise.
A antecipação do Bolsa Família permitirá que todos os beneficiários possam receber o pagamento a partir do dia 17 de maio, sem importar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Para acessar o benefício, não será necessário apresentar cartão ou documentos adicionais. Basta uma Declaração Especial de Pagamento, emitida pela prefeitura local. Essa medida garante que os recursos estejam disponíveis para todos ao mesmo tempo, agilizando o processo e simplificando o acesso ao Bolsa Família, especialmente para quem precisa de apoio imediato.
O MDS anunciou a antecipação do Bolsa Família, mas também estendeu o prazo para que as famílias atualizem seus cadastros. Essa prorrogação dá às famílias mais tempo para regularizar suas informações e continuar recebendo o benefício sem interrupções.
Com esse prazo ampliado, o processo de atualização cadastral se torna mais acessível, permitindo que mais pessoas tenham a chance de se manter no programa do Bolsa Família sem a pressão de prazos rígidos. A medida facilita a vida dos beneficiários, que agora têm mais tempo para resolver qualquer pendência.
Abaixo você tem a chance de conhecer, na íntegra, as regras de elegibilidade do Bolsa Família, bem como o calendário de pagamentos do mês de maio. Ao clicar neste link, eu te ensino o passo a passo da inscrição neste famoso programa social do Governo Federal. Acompanhe!
Regras do Bolsa Família de maio
As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:
-
Realização do acompanhamento pré-natal;
-
Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
-
Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
-
Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
-
A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).
Calendário do Bolsa Família de maio
Veja abaixo as datas de recebimento de acordo com o NIS:
-
NIS final 1: 17 de maio;
-
NIS final 2: 20 de maio;
-
NIS final 3: 21 de maio;
-
NIS final 4: 22 de maio;
-
NIS final 5: 23 de maio;
-
NIS final 6: 24 de maio;
-
NIS final 7: 27 de maio;
-
NIS final 8: 28 de maio;
-
NIS final 9: 29 de maio;
-
NIS final 0: 31 de maio.