Titulares do NIS final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 estão autorizados a sacar Bolsa Família de maio NESTA DATA

Em breve, os titulares do NIS final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 estarão autorizados a realizar o saque do Bolsa Família de maio. As famílias vulneráveis que ainda desejam se inscrever no programa social devem fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico), que é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Titulares do NIS final 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 estão autorizados a sacar Bolsa Família de maio NESTA DATA. Imagem: FDR

Para fazer o registro no CadÚnico é necessário apresentar o CPF ou o título de eleitor do responsável pela família. É fundamental acompanhar o calendário do Bolsa Família de maio para saber quando o benefício será depositado. 

O cronograma de pagamentos é determinado pelo último dígito do Número de Identificação Social (NIS), e manter-se informado garante o recebimento correto dos valores. Para serem elegíveis ao Bolsa Família de maio, as famílias precisam cumprir requisitos relacionados à saúde e à educação. 

Entre as exigências, estão a presença regular das crianças e adolescentes na escola e a realização de exames de saúde e acompanhamento nutricional de todos os integrantes da família. Esses critérios são essenciais para garantir que o benefício do Bolsa Família seja concedido apenas às famílias que atendem a essas condições básicas, promovendo não só o apoio financeiro, mas também o bem-estar e o desenvolvimento educacional das crianças.

Para este mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estabeleceu que os beneficiários receberão entre os dias 17 e 31. Beneficiários com NIS terminando em 1 recebem primeiro, seguidos pelos demais em ordem crescente. 

Os pagamentos ocorrem nos últimos dez dias úteis do mês, com exceção de dezembro, quando o calendário é antecipado para antes do Natal. Dessa forma, as famílias podem planejar melhor o uso do benefício.

Abaixo você tem a chance de conhecer, na íntegra, as regras de elegibilidade do Bolsa Família, bem como o calendário de pagamentos do mês de maio. Ao clicar neste link, eu te ensino o passo a passo da inscrição neste famoso programa social do Governo Federal. Acompanhe! 

Bolsa Família de maio será antecipado?

Em resposta às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governo Federal antecipou o pagamento do Bolsa Família de maio para moradores dos municípios atingidos. Nos lugares onde foi declarado estado de emergência ou calamidade pública, os pagamentos começarão no primeiro dia do calendário, em 17 de maio, garantindo que os beneficiários recebam o auxílio sem demora.

A medida foi adotada para oferecer apoio imediato às famílias que enfrentam dificuldades devido às chuvas, evitando que tenham que esperar pelo cronograma tradicional, que segue a ordem do NIS. Com essa antecipação, o governo busca facilitar o acesso aos recursos essenciais para quem mais precisa.

Regras do Bolsa Família de maio

As famílias devem cumprir compromissos nas áreas de saúde e de educação. São elas:

  • Realização do acompanhamento pré-natal;

  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;

  • Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;

  • Frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;

  • A família deve sempre manter atualizado o Cadastro Único (pelos menos, a cada 24 meses).

Calendário do Bolsa Família de maio 

Veja abaixo as datas de recebimento de acordo com o NIS:

  • NIS final 1: 17 de maio;

  • NIS final 2: 20 de maio;

  • NIS final 3: 21 de maio;

  • NIS final 4: 22 de maio;

  • NIS final 5: 23 de maio;

  • NIS final 6: 24 de maio;

  • NIS final 7: 27 de maio;

  • NIS final 8: 28 de maio;

  • NIS final 9: 29 de maio;

  • NIS final 0: 31 de maio.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.