Divulgado recentemente pelo Governo Federal, o calendário de pagamentos do mês de maio do programa do Bolsa Família já foi definido. Neste mês, um grupo específico de beneficiários poderá receber os recursos da iniciativa social de forma antecipada. Além disso, eles também poderão realizar o saque de forma facilitada, garantindo assim o acesso aos recursos financeiros.
Com as fortes chuvas que passaram a atingir o estado do Rio Grande do Sul no início deste mês, o Governo Federal decidiu antecipar a liberação dos recursos para os beneficiários que vivem em locais atingidos pela enxurrada. A medida está prevista na legislação brasileira e contempla locais que sofrem com estado de emergência ou calamidade pública.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, além da antecipação do Bolsa Família, outras medidas de suporte também foram tomadas. Entre elas, a liberação de saque de parte dos valores do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os trabalhadores da região. O objetivo das medidas é garantir recursos para a recuperação do estado.
Entenda como funcionará o saque antecipado do Bolsa Família no Rio Grande do Sul:
- Os recursos estarão disponíveis para as famílias já no primeiro dia de pagamento;
- Em maio, o calendário do Bolsa Família será iniciado no dia 17;
- Todos os beneficiários do programa no estado receberão o pagamento nessa data;
- Dessa forma, não será preciso aguardar a chegada do dia de saque do seu Número de Identificação Social (NIS) no calendário;
- Os recursos serão depositados na conta poupança do Caixa Tem;
- Para ter acesso é preciso possuir o aplicativo da conta que está disponível neste link;
- No entanto, para facilitar o acesso aos recursos, o Governo Federal liberou ainda o saque do Bolsa Família sem que o beneficiário precise apresentar o cartão ou documentação pessoal;
- Para receber o dinheiro será preciso apenas apresentar uma Declaração Especial Pagamento;
- O documento será emitido pela gestão municipal e deve ser solicitado para um assistente social;
- O saque poderá ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas do banco.
Confira outros detalhes sobre os pagamentos de maio do programa do Bolsa Família neste link.