O mês de maio traz consigo o esperado calendário de pagamentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), porém, com uma novidade que merece sua atenção: o valor será menor. Entenda o que aconteceu com os pagamentos.
O BPC é um suporte para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No entanto, para garantir esse benefício, é necessário atender a alguns requisitos.
Além de comprovar deficiência ou ter idade mínima, é preciso que a renda per capita familiar seja inferior a um quarto do salário mínimo, atualmente em R$ 353,00.
A jornalista Laura Alvarenga destaca que é preciso estar inscrito no Cadastro Único para receber o valor do depósito. Para conhecer todas as regras, clique aqui.
Valor menor em maio
Diferente dos demais beneficiários do INSS, os cidadãos que são contemplados com o BPC não terão acesso ao valor adicional do 13º salário. Isso acontece porque o BPC é um benefício assistencial, não previdenciário.
Apesar disso, existem outros benefícios disponíveis, como receber um salário mínimo por mês, ter a possibilidade de pegar empréstimo consignado com desconto máximo de 35% do benefício e acumular com outros programas sociais.
Calendário de pagamentos do BPC em maio
Os valores serão depositados de acordo com o último Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Essas são as datas:
- Final do NIS 1: 24 de maio
- Final do NIS 2: 27 de maio
- Final do NIS 3: 28 de maio
- Final do NIS 4: 29 de maio
- Final do NIS 5: 31 de maio
- Final do NIS 6: 03 de junho
- Final do NIS 7: 04 de junho
- Final do NIS 8: 05 de junho
- Final do NIS 9: 06 de junho
- Final do NIS 0: 07 de junho