Como ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul: Faça sua doação pelas contas oficiais

O Rio Grande do Sul enfrenta uma situação crítica devido às enchentes, com um grande número de vítimas e necessitados. Se você deseja contribuir e ajudar, veja abaixo algumas maneiras seguras e eficazes de fazer sua parte.

O governo do estado reativou o canal de doações via Pix, garantindo que todos os recursos arrecadados serão destinados à assistência humanitária. Você pode usar os seguintes dados:

  • Conta SOS Rio Grande do Sul
  • Chave Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38 (associado ao Banrisul).
  • Beneficiário: Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul.

Enviar doação para o Rio Grande do Sul

Existem outras maneiras de enviar seu apoio às vítimas do estado. Itens como colchões, roupas de cama e banho higienizadas, e cobertores são extremamente úteis para as pessoas afetadas pelas enchentes.

Você pode entregar suas doações no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, localizado na Avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (51) 3210-4255.

Profissionais da saúde também são necessários para ajudar no atendimento às vítimas. Se você é médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo ou possui qualquer outra qualificação na área da saúde, pode se cadastrar como voluntário. Sua ajuda pode fazer a diferença nos hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde do estado.

Outras formas de ajudar o Rio Grande do Sul

Outra forma de contribuir é doando sangue. O Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados está enfrentando uma possível crise de abastecimento, principalmente de plaquetas e hemácias. Faça sua parte indo até o hemocentro localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para agendar sua doação, entre em contato pelos telefones (51) 3339-7330 ou via WhatsApp (51) 98405-4260.

Você também pode contribuir financeiramente participando da vaquinha online promovida pelo Instituto Vakinha, Pretinho Básico e Badin Colono. Seja qual for a forma de sua contribuição, lembre-se sempre de verificar se está utilizando os canais oficiais para evitar possíveis golpes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.