Brasileiros com NIS final 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 podem ter descontos na conta de luz; veja como

Programa criado pelo governo federal oferece descontos na conta de luz em qualquer estado brasileiro. Benefício é voltado a quem possui número NIS ativo e atende aos requisitos. A redução vai de 10% a 100% do valor total da fatura; saiba como aproveitar.

Brasileiros com NIS final 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 podem ter descontos na conta de luz; veja como (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

As famílias de baixa renda de qualquer cidade brasileira podem ter descontos na conta de luz. A redução é voltada apenas aos consumidores residenciais, isso significa que as empresas não terão redução pelo programa. De acordo com a ANEEL, 24,9 milhões de pessoas podem ser atendidas pelo programa.

O desconto é concedido conforme o consumo mensal de cada residência, sendo que para consumo superior a 221 kWh não há desconto.

Desconto na conta de luz

A Tarifa Social é concedida aos consumidores residenciais que se encaixam em um dos grupos abaixo: 

  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único, que possui renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo nacional por pessoa, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família.
  • Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único, que tenha renda familiar mensal de até três salários-mínimos; e que tenha uma pessoa com deficiência que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais.
  • Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, um reajuste foi aplicado às contas de luz recentemente afetando um grupo em especial, veja qual foi ele.

Desconto a Tarifa Social

Para as famílias no geral são concedidos os seguintes descontos:

  • 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
  • 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
  • 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;

Já para as famílias quilombolas e indígenas os descontos são de:

  • 100% para consumo mensal até 50 kWh;
  • 40% para consumo mensal entre 51 kWh e 100 kW;
  • 10% para a faixa de consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh.

A Reforma Tributária poderá deixar a conta mais barata para os brasileiros, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.