Ações do governo federal para atender as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul envolvem a distribuição de alimentos e até antecipação de pagamentos. Entre eles o Auxílio Gás, que começa a ser depositado na próxima semana para moradores de diversas cidades.
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram centenas de pessoas desabrigadas e ao menos 85 morreram. Para ajudar as vítimas que tiveram que deixar suas casas algumas ações estão sendo realizadas pelo governo federal. Uma delas é a antecipação de pagamentos.
Antecipação do Auxílio Gás no Rio Grande do Sul
- Em geral o Auxílio Gás é pago a cada dois meses, sendo que a última parcela foi depositada no mês de abril. Com isso os cidadãos teriam que esperar até junho para receberem novamente o depósito.
- Mas, diante da situação dos moradores do Rio Grande do Sul, o Auxílio Gás será liberado a partir do dia 17 de maio.
- A antecipação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
- O MDS liberou R$ 807,2 milhões para a antecipação de pagamentos do pagamento do Auxílio Gás. O valor também vai possibilitar a antecipação do Bolsa Família, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e destinação de mais recursos para a rede SUAS.
- Os recursos serão liberados para os moradores dos 336 municípios em estado de calamidade.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os beneficiários do BPC poderão receber um bônus, saiba mais.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
- Famílias com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. Isso inclui os beneficiários de programas de transferência de renda, federais, estaduais ou municipais.
- O Auxílio Gás cobre o valor total do botijão de gás de cozinha, nos últimos meses o valor foi de R$ 102 por família.
Para saber sobre todos os benefícios liberados para as vítimas das chuvas no RS, clique aqui.