Lula se pronuncia sobre CHUVAS no Rio Grande do Sul e libera auxílio para as vítimas

O governo federal pretende aprovar uma Medida Provisória que vai liberar verba para ajudar o Rio Grande do Sul. Quando a situação no estado se normalizar será necessário contabilizar os prejuízos e fazer uma reconstrução em diversas áreas. Entenda melhor o projeto do presidente Lula.

Quando o nível das águas abaixarem e as chuvas cessarem o Rio Grande do Sul terá que fazer uma reconstrução em várias cidades. Para isso será necessário um orçamento robusto, pensando nisso o presidente Lula já planeja uma Medida Provisória que poderá beneficiar a população.

Segundo Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secom da Presidência, Lula pretende aprovar até a próxima quarta-feira, 08, o projeto que destina verba para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Ação do governo federal no Rio Grande do Sul

  • A aprovação de uma Medida Provisória é importante porque vai possibilitar uma liberação de recursos mais rápida, sem a necessidade de tanta burocracia.
  • Durante participação em um programa da GloboNews, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, falou sobre a previsão orçamentária para reconstrução das rodovias.
  • Segundo ele, o ministro dos Transportes, Renan Filho prevê que será necessário R$ 1 bilhão só para a reconstrução das rodovias.
  • Inclusive, algumas vias que estavam bloqueadas no estado já foram liberadas, como é o caso do trecho entre Nova Petrópolis (km 183) e São Leopoldo (km 241) da BR-116/RS.
  • Para as outras áreas ainda não há previsão orçamentária.

Liberação de recursos para os moradores do RS

  • O Bolsa Famíliae o Auxílio Gás serão antecipados, ambos para o dia 17 de maio.
  • Os pagamentos do INSS também serão feitos de forma antecipada, incluindo quem recebe o BPC.
  • Há ainda uma grande expectativa sobre uma liberação do saque calamidade de até R$ 6,2 mil.
  • A especialista do FDR, Lila Cunha,, explica como receber o depósito do INSS de forma antecipada, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.