Auxílio-doença no INSS: como conseguir aprovação rápida do benefício

O auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um benefício concedido quando o trabalhador precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias devido a problemas de saúde. Para tornar o processo mais ágil, a Previdência Social vem implementando medidas para simplificar as perícias médicas e acelerar a concessão do auxílio por incapacidade temporária.

Auxílio-doença no INSS: como conseguir aprovação rápida do benefício. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Uma dessas iniciativas inclui a possibilidade de apresentação de atestados médicos válidos para licenças de até 180 dias, sem a necessidade de perícia presencial. O objetivo é reduzir a burocracia e facilitar o acesso ao auxílio-doença no INSS, permitindo que mais trabalhadores possam receber o benefício de forma rápida e eficiente.

Até o 15º dia de afastamento do trabalho, o empregador é responsável pelo salário do funcionário. A partir do 16º dia, essa responsabilidade passa para o INSS, que concede o auxílio-doença para cobrir o período em que o trabalhador está incapacitado. Não há um limite de tempo para receber o benefício, desde que a incapacidade seja comprovada por perícia médica.

Para agilizar a análise e a concessão do auxílio-doença do INSS, a instituição criou uma ferramenta chamada “Atestmed”. Com esse sistema, é possível solicitar benefícios por incapacidade temporária, como o auxílio-doença, e até o Benefício de Prestação Continuada (BPC), simplificando o processo de requisição e tornando mais ágil a liberação dos pagamentos.

Abaixo você verá o passo a passo para dar entrada no Atestmed. Neste link, eu te apresento a lista completa de benefícios e aposentadorias pagos pelo INSS. Acompanhe! 

Participação no Atestmed agiliza auxílio-doença do INSS

Para agilizar o processo de solicitação do auxílio-doença, conhecido como antigo auxílio-doença, os segurados podem usar o Atestmed via aplicativo ou site do Meu INSS. Os requisitos incluem contribuições para a Previdência Social, qualidade de segurado e cumprimento da carência de 12 contribuições prévias. 

Além disso, é necessário apresentar um atestado médico comprovando a necessidade de afastamento por mais de 15 dias. Os segurados que têm perícia médica agendada e desejam optar pela análise documental podem solicitar a troca do modelo de atendimento ligando para a Central 135. O prazo máximo para benefício via Atestmed é de 180 dias.

Para solicitar o auxílio-doença, é necessário anexar um documento com nome completo, data de emissão e diagnóstico por extenso ou código CID. O profissional que emitiu o atestado deve estar devidamente identificado, incluindo nome e registro no conselho de classe, Ministério da Saúde ou carimbo. 

Além disso, é preciso especificar o prazo necessário para recuperação, que pode chegar a 180 dias. No portal Meu INSS, escolha a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e em seguida “Novo Requerimento”. Selecione “Auxílio-Doença” e siga as instruções na tela, confirmando estar ciente das informações fornecidas.

Ao avançar na tela, verifique os dados cadastrais, forneça um número de contato e indique sua preferência de acompanhamento do pedido. Especifique se o requerimento se refere a um acidente de trabalho, o que requer perícia presencial, e forneça os detalhes do documento médico.

Informe também os detalhes da atividade atual, incluindo a data do último dia trabalhado e informações do empregador, se aplicável. Certifique-se de anexar documentos de identificação e médicos, observando o limite de tamanho de arquivo. 

Selecione a agência do INSS mais próxima para atendimento. Confirme os dados fornecidos e conclua o requerimento ao concordar com as informações apresentadas.

Regras do auxílio-doença do INSS

Os atestados devem ser emitidos por médicos com inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e não podem ter nenhuma rasura. Eles também precisam:

  • Especificar o tempo de afastamento necessário para a recuperação do paciente;

  • Estabelecer o diagnóstico quando expressamente autorizado pelo paciente;

  • Registrar os dados de maneira legível;

  • Identificar o emissor mediante assinatura e carimbo ou número de registro no CRM;

  • Trazer o número da Classificação Internacional de Doenças (CID) correspondente, no caso do Atestmed.

Quem tem direito ao auxílio-doença do INSS?

Estão aptos a receber o auxílio-doença todos os segurados que tiverem a incapacidade total alegada e comprovada, resultando na necessidade de afastamento das atividades laborais. É importante ressaltar que a incapacidade precisa ser exclusivamente total. 

Quando um atestado do auxílio-doença do INSS pode ser considerado falso?

Um atestado médico pode ser considerado falso, segundo o INSS, quando:

  • É elaborado por uma pessoa que não possui habilitação para a emissão do documento;

  • O seu conteúdo não é verdadeiro, ainda que subscrito por profissional habilitado;

  • Fica comprovado que o documento foi adulterado; embora o atestado seja legítimo.

Como funciona a nova regra do auxílio-doença do INSS?

  • O novo formato de concessão do auxílio-doença requer o cumprimento das seguintes normas:

  • Incapacidade para o trabalho;

  • Carência de 12 contribuições;

  • Qualidade de segurado. 

  • Para solicitar o auxílio-doença, o procedimento prioritário é acessar o site ou o aplicativo Meu INSS. É vital a fixação de documentos médicos ou odontológicos que diminuam a necessidade de afastamento das atividades habituais.

  • O médico ou odontológico atestado deve ser completo e legível, contendo informações cruciais como nome do requerente, data de início de incapacidade e previsão de recuperação. Além disso, é necessário conter assinatura e carimbo de identificação do profissional, incluindo informações do CID e emissão recente.

  • Para obter o auxílio-doença, é importante destacar que os benefícios temporários concedidos por atestado não devem ultrapassar 180 dias. A análise dos atestados não determina indeferimento automático; em caso de impossibilidade de concessão, o seguro é direcionado para uma perícia presencial.

  • O processo de solicitação e concessão pode ser acompanhado através do site ou aplicativo Meu INSS. Caso o pedido seja indeferido após uma perícia presencial, o seguro tem a opção de recorrer judicialmente, possibilitando nova avaliação pericial.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.