Veja dicas de como se preparar para o Concurso Nacional Unificado que acontece nesta semana

Os mais de 2 milhões de inscritos no Concurso Nacional Unificado farão as provas neste final de semana. Candidatos concorrem a 6.640 vagas em diversos órgãos públicos federais. A expectativa do MGI é que os aprovados sejam empossados ainda neste ano. Veja as dicas para os dias de prova.

Veja dicas de como se preparar para o Concurso Nacional Unificado que acontece nesta semana (Imagem: FDR)

Depois de alguns meses de espera, no próximo dia 5 de maio serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado. O Enem dos Concursos, como foi apelidado, é uma novidade no país e se tornou a seleção mais concorrida já realizada. Ao todo 2,14 milhões de pessoas se inscreveram.

A seleção recebeu o apelido de Enem dos concursos porque terá aplicação simultânea em diversas cidades, 228 ao todo. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) serão 46 candidatos em média ocupando 5.150 locais de aplicação.

Aplicação do Concurso Nacional Unificado

Os candidatos farão as provas neste durante todo o dia deste domingo, 5. Para não ser desclassificado por chegar atraso é importante ficar atento aos horários de fechamento dos portões. lembrando que será adotado o horário de Brasília para todas as cidades, confira: 

Turno matutino 

Turno vespertino

A orientação do MGI é para que os candidatos cheguem com 1 hora de antecedência para o início das provas. Para saber o seu local de prova acesse a área do candidato.

O que levar no dia de prova do Concurso Nacional Unificado?

A orientação do Ministério da Gestão e Inovação é para que todos os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, disponível no link acima. Também será necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, serão aceitos:

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como emitir a nova carteira de identidade, confira.

Além disso, o candidato também deve levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente, o ideal é ter mais de uma. Lembrando que é terminantemente proibido preencher a prova com caneta de outra cor, inclusive esse pode ser um motivo de desclassificação do candidato.

Veja dicas de como se preparar para o Concurso Nacional Unificado que acontece nesta semana (Imagem: FDR)

O que não levar?

Como se preparar para o Concurso Nacional Unificado?

A primeira dica é quanto a revisão do conteúdo, nesses dias que antecedem a prova não é interessante tentar aprender um conteúdo novo. O candidato precisa se certificar que domina os conteúdos aprendidos durante seus momentos de estudos.

Essa pode ser a hora ideal para fazer simulados, eles preparam melhor para a realidade da prova. Inclusive alguns candidatos costumam cronometrar o tempo que gastam nas questões.

Tenha uma estratégia, como o tempo é reduzido é possível traçar uma estratégia antes mesmo de ir para a prova. Por exemplo, para algumas pessoas pode ser ideal responder 5 questões de exatas e intercalar com 2 de humanas. Veja o que funciona para você a partir dos seus momentos de estudos.

Tenha um momento de descanso na véspera, faça algo que te dê prazer, ir ao shopping, assistir um filme. Mas, evite as bebidas alcoólicas, elas podem gerar ressaca e afetar no seu desemprenho.

No dia da prova prefira uma alimentação leve, o mesmo vale para a roupas, invista em algo confortável.

Para conferir mais informações sobre os concursos abertos em todo o país, acesse a nossa seção de Carreiras.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile