Divulgado recentemente pelo Governo Federal, o calendário do Bolsa Família já está disponível para ser consultado pelos beneficiários. Neste mês de maio, um grupo específico poderá contar com os recursos do programa de forma antecipada.
A antecipação foi liberada pelo Governo Federal para as famílias que moram em cidades do estado do Rio Grande do Sul que foram atingidas por inundações no início deste mês. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), esse grupo receberá o pagamento ainda no primeiro dia do calendário.
Em maio, a liberação de recursos será iniciada no dia 17. Nessa data, todos os moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas chuvas já terão acesso aos recursos. O dinheiro será depositado na conta da poupança social do Caixa Tem.
Além disso, o saque também foi facilitado na região. Neste mês, os cidadãos que tiverem perdido o cartão ou documento nas cheias poderão receber os recursos apresentado uma Declaração Especial de Pagamento. O documento será concedido pela prefeitura e deverá ser solicitado em uma unidade do CRAS.
Já para os demais beneficiários do programa que não moram nos locais afetados, o pagamento será realizado de acordo com o calendário definido pelo Governo Federal. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, para esse grupo a ordem de liberação seguirá a do Núméro de Identificação Social recebido no momento do cadastro no CadÚnico.
Veja o calendário de pagamentos do Bolsa Família em maio:
- NIS com final 1: pagamento no dia 17 de maio;
- NIS com final 2: pagamento no dia 20 de maio;
- NIS com final 3: pagamento no dia 21 de maio;
- NIS com final 4: pagamento no dia 22 de maio;
- NIS com final 5: pagamento no dia 23 de maio;
- NIS com final 6: pagamento no dia 24 de maio;
- NIS com final 7: pagamento no dia 27 de maio;
- NIS com final 8: pagamento no dia 28 de maio;
- NIS com final 9: pagamento no dia 29 de maio;
- NIS com final 0: pagamento no dia 31 de maio.
Confira outras informações sobre o pagamento de maio do Bolsa Família neste link.