Governo lança Voa Brasil: passagens aéreas por R$ 600 para idosos

O governo brasileiro apresentou o programa Voa Brasil, uma iniciativa para tornar o transporte aéreo mais acessível para a população. Projetado para facilitar viagens de avião dentro do país, o programa prometia transformar a experiência de viajar, mas seu lançamento, inicialmente previsto para 2023, foi adiado por motivos não detalhados.

Governo lança Voa Brasil: passagens aéreas por R$ 600 para idosos. Imagem: FDR

A ideia do Voa Brasil é permitir que mais brasileiros tenham a oportunidade de voar, proporcionando tarifas mais baixas e condições facilitadas. Embora o adiamento seja uma decepção, o governo ainda está trabalhando para garantir que o programa seja bem-sucedido quando finalmente for implementado.

O Voa Brasil é uma iniciativa que oferece a muitos brasileiros a chance de viajar de avião, uma experiência que muitos ainda não tiveram. O programa, voltado principalmente para estudantes do Prouni e aposentados, propõe passagens aéreas a um custo simbólico de R$ 200 por trecho, preenchendo assentos não vendidos em voos comerciais regulares.

O objetivo é democratizar o acesso ao transporte aéreo, permitindo que grupos específicos possam se deslocar pelo país com maior facilidade. Com essa abordagem, o Voa Brasil busca otimizar a utilização de assentos ociosos e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência acessível para aqueles que, de outra forma, não poderiam viajar de avião.

O adiamento do lançamento do Voa Brasil foi atribuído a compromissos internacionais do presidente Lula, que interferiram no cronograma inicial do programa. Esta alteração ilustra a dificuldade de conciliar as agendas políticas com a implementação de projetos nacionais de grande impacto.

Assim que for iniciado, o Voa Brasil será administrado por uma plataforma digital que exigirá que os usuários tenham uma conta Gov.br de nível prata ou ouro. Ainda há questões em aberto sobre a logística de distribuição das passagens aéreas e como as companhias do setor vão se engajar nesta iniciativa. Os detalhes finais sobre o funcionamento e a implementação do programa ainda estão em discussão.

O anúncio de uma nova data para o lançamento do Voa Brasil será feito após o retorno do presidente de suas viagens internacionais. O objetivo do programa é proporcionar a mais brasileiros a chance de viajar de avião.

Este atraso na implementação pode resultar em ajustes para aprimorar a eficiência do programa e ampliar o número de beneficiários. Apesar do revés, há uma expectativa de que a medida, ao ser lançada, ofereça a muitos brasileiros a oportunidade de viajar pelo país a preços acessíveis. A meta é democratizar o transporte aéreo, facilitando a mobilidade em um país tão vasto quanto o Brasil.

Quem poderá participar do Voa Brasil?

O programa Voa Brasil inicialmente atenderá aposentados com renda de até dois salários mínimos, cerca de 20 milhões de pessoas, e estudantes do Prouni, aproximadamente 600 mil. 

O governo planeja divulgar a quantidade de passagens disponíveis na primeira fase durante o lançamento, previsto para fevereiro. Silvio Costa Filho destacou que as negociações com as companhias aéreas estão bem encaminhadas.

No anúncio inicial, em dezembro, o presidente da Azul, John Rodgerson, prometeu 10 milhões de assentos por até R$ 799, enquanto o presidente da Gol, Celso Ferrer, mencionou 15 milhões de assentos por até R$ 699. Jerome Cadier, da Latam, comprometeu-se com promoções semanais, garantindo destinos com bilhetes sempre abaixo de R$ 199

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu agilidade no lançamento do programa, razão pela qual o ministro resolveu colocar a mão na massa e procurar as companhias aéreas tradicionais que atuam no país na tentativa de conseguir com que façam preços mais baixos que se encaixem no Voa Brasil

Como será a aquisição das passagens aéreas pelo Voa Brasil?

De acordo com o ministério, a intenção é vender esses bilhetes mais baratos fora da alta temporada, em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro, quando tradicionalmente ocorre uma ociosidade média de 21% nos voos domésticos. 

“Com isso, a gente vai acabar barateando todas as passagens, porque na medida em que não tem mais ociosidade, as outras passagens também podem ficar mais baratas”, projeta o ministro.

Os participantes poderão comprar até duas passagens por ano, com direito a um acompanhante em cada trecho. Os bilhetes deverão ser pagos em até 12 vezes com juros, no valor de até R$ 72 para cada prestação.

O chefe da pasta assegurou que a passagem aérea não ficará mais cara para os demais passageiros, tendo em vista que o custo de cada trecho é calculado com base no número de assentos por quilômetro voado. Desta forma, quanto mais assentos por quilômetro estiverem preenchidos, mais barato será o valor da passagem.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.