O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais direitos garantidos aos funcionários com carteira assinada. Porém, nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS e criar um empréstimo consignado para o trabalhador por meio do E-Social. Saiba mais.
O FGTS foi criado para proporcionar estabilidade financeira aos trabalhadores registrados no regime CLT. O fundo é formado por depósitos mensais realizados pelas empresas em uma conta bancária da Caixa Econômica Federal ligada ao contratante. Atualmente, o depósito mensal, referente a 8% sobre o valor do salário do funcionário, é obrigatório e não deve ser descontado do pagamento do trabalhador.
Porém, segundo o Ministério, o aumento de operações do saque-aniversário ameaça a sustentabilidade do FGTS. Isso porque, até 2030, a modalidade de saque vai consumir R$ 262 bilhões. A colaboradora do FDR e especialista do FDR, Laura Alvarenga, conta com detalhes a discussão do novo projeto na Câmara de Deputados. Confira.
Quem já pode sacar o FGTS?
O saque do FGTS foi liberado, mas apenas para uma parcela exclusiva dos trabalhadores brasileiros:
-
Os moradores afetados pelas chuvas. Eles podem solicitar o saque por calamidade;
-
A modalidade está disponível para trabalhadores residentes em diversas cidades. Veja a lista;
-
O saque pode ser solicitado à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo FGTS.
Como sacar o valor do FGTS?
Para receber o valor, o trabalhador precisa ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada por conta vinculada é de R$ 6.220,00.
Veja o passo a passo para sacar o fundo pelo aplicativo do FGTS:
-
Acesse o aplicativo FGTS e faça login;
-
Na tela inicial, selecione a opção “Meus Saques”;
-
Em seguida, selecione a modalidade de saque que deseja;
-
Siga as instruções exibidas na tela e preencha as informações solicitadas. Confira os dados bancários para realizar a transferência e confirme a operação;
-
Após confirmação, o valor será depositado na conta bancária em alguns dias úteis.
Outras informações sobre o FGTS estão disponíveis no FDR.