ENCCEJA 2024: brasileiros ganham oportunidade IMPERDÍVEL para obterem seus diplomas

Os brasileiros que por alguma razão precisaram abandonar os estudos, agora têm a oportunidade de concluir essa etapa. Por meio da nota obtida na prova do ENCCEJA 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o brasileiro tem direito ao diploma de conclusão das séries faltantes. 

encceja
ENCCEJA 2024: brasileiros ganham oportunidade IMPERDÍVEL para obterem seus diplomas
(Foto: FDR)

A prova do ENCCEJA 2024 é gratuita, esta é uma oportunidade que o poder público oferece para que os jovens e adultos consigam concluir o ensino fundamental e o ensino médio. Hoje, para conseguir um bom emprego é preciso ter no mínimo o ensino médio concluído. 

Quem pode participar da prova do ENCCEJA 2024?

A participação na prova do ENCCEJA 2024 é voluntária. Isso é, apenas quem realmente tiver interesse em participar é que tem essa oportunidade, basta se inscrever dentro do tempo. 

O governo federal, porém, faz exigências sobre a idade mínima na disputa pelo diploma, sendo necessário ter:

  • Para conclusão do ensino fundamental (1º ao 9º ano): no mínimo 15 anos de idade na data da prova;
  • Para conclusão do ensino médio (1º ao 3º ano): no mínimo 18 anos de idade na data da prova.

Quem ainda não alcançou a idade necessária pode se matricular no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) para participação nas aulas. 

Como conseguir o diploma pelo ENCCEJA 2024?

O primeiro passo para conseguir o diploma pelo ENCCEJA 2024 é se inscrever para a prova. O exame está marcado para acontecer no dia 25 de agosto, no período da manhã e da tarde. São 4 horas de prova em cada turno, com 120 questões objetivas, ao todo. 

As inscrições terminam em 10 de maio, e são feitas pelo site do Encceja. Após a participação no exame, para ser aprovado e conseguir o diploma é necessário:

  • tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas;
  • obter, no mínimo, 5 pontos na média da redação (a pontuação da produção textual vai de 0 a 10).

O candidato escolhe uma secretaria de educação, ou instituição similar, onde deverá assinar o diploma e retira-lo pessoalmente. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com