Emissão GRATUITA do novo RG permanece disponível mas por tempo LIMITADO

Os brasileiros que estão interessados em emitir a nova versão do RG já podem procurar o órgão responsável no seu estado. No entanto, para conseguir o benefício de gratuidade no momento da emissão é preciso respeitar o período em que a isenção ficará disponível.

novo rg
Emissão GRATUITA do novo RG permanece disponível por tempo LIMITADO
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Passou a ser obrigatório neste ano que os estados ofereçam aos cidadãos a emissão do novo RG. O documento é uma novidade do Ministério de Gestão e Inovação, e pretende tornar mais seguro, mais fácil e mais completo o comprovante de identificação dos brasileiros.

Até quando fazer a emissão gratuita do novo RG?

Os brasileiros têm bastante tempo para fazer a emissão gratuita do novo RG. É que o documento atual ainda não perdeu a sua validade, logo quem quiser pode continuar usando a versão que já possuí, e apenas foi convidado a trocar pelo modelo mais moderno. 

Todos os brasileiros têm direito a primeira via, e a renovação do RG sem pagar nenhuma taxa. A partir da segunda troca os valores começarão a ser inseridos, mas o governo ainda não informou quais são esses valores.

Como emitir o novo RG?

O novo RG é na verdade a CNI (Carteira Nacional de Identificação). Eu explico melhor quais são as vantagens de optar por esse documento nesta matéria.

Para ter acesso ao modelo mais moderno e atualizado, basta:

A versão online pode ser emitida pelo App do Gov.br após a impressão da carteira física.

 

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile