Novo RG grátis: consulte agora se você está na lista de beneficiados com isenção

Desde janeiro de 2024 os estados brasileiros já estão emitindo o novo RG. A versão mais moderna do documento foi chamada de CNI (Carteira Nacional de Identificação) e quem opta por emiti-la tem acesso a uma impressão mais completa. Os custos foram zerados. 

rg
Novo RG grátis: consulte agora se você está na lista de beneficiados com isenção (Foto: FDR)

Na realidade, o novo RG coloca fim ao número do RG e deixa como única forma de identificação do cidadão o CPF (Cadastro Pessoa Física). Hoje, logo quando nasce o bebê já tem um número de CPF emitido junto com a sua certidão de nascimento.

A CNI vai ser a inclusão deste registro junto com outros tipos de identificação, e a foto que será a confirmação de que aqueles dados pertencem mesmo a pessoa. 

Onde emitir o novo RG grátis?

A emissão do novo RG ainda não é obrigatória. A versão atual tem duração até 2032, por isso não é preciso correria para ter acesso ao documento mais moderno, quem quiser ainda pode continuar usando o modelo antigo. 

É obrigatório emitir um novo RG quando: há perda, roubo ou furto, rasuras, troca de nome, inclusão de sobrenome ou quando o documento está vencido. Outra opção é emitir a CNI por desejo, vontade de ter uma opção mais moderna. 

Nestes casos terão acesso ao novo RG gratuitamente todos os brasileiros que morarem nos estados onde o documento já está sendo emitido. Independente da renda, todos têm direito a primeira via, ou renovação gratuita

O passo a passo para emissão eu descrevi nesta matéria.

O que muda com a emissão do novo RG?

Quem quiser trocar seu documento pelo novo RG vai sentir algumas diferenças. Isso porque, a CNI traz além da gratuidade da primeira via:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile