No último dia 26, o Governo Lula emitiu um novo comunicado que irá beneficiar aqueles que recebem valores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No comunicado, foi informado que o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou a redução das taxas de juros para empréstimo consignado do INSS.
Assim, a taxa mensal do empréstimo passará de 1,72% para 1,68%, já os juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício serão reduzidos de 2,55% para 2,49%. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União com a determinação da taxa.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS e seus benefícios, confira.
Empréstimo consignado do INSS
O empréstimo consignado é uma opção na qual aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar valores com desconto direto em seus benefícios.
Assim, o limite máximo de comprometimento da renda mensal é de 45%, dividido em 35% para o empréstimo pessoal, 5% para o cartão de crédito e 5% para o cartão de benefício, com possibilidade de parcelamento em até 84 meses, ou seja, sete anos.
Os juros desses empréstimos são limitados, ou seja, a instituição financeira pode cobrar menos, mas não pode cobrar mais do que a taxa, que tem suas regras controladas pelo Conselho de Previdência.
Essa nova taxa foi aprovada por 10 votos a 1, com representantes bancários votando contra. Com isso, a regulamentação dessas novas taxas pelo Ministério da Previdência deve acontecer em até cinco dias após a aprovação, levando as instituições financeiras a atualizar suas taxas de acordo.
Consulta do juros consignado no INSS
- Acesse o site ou aplicativo ‘Meu INSS‘;
- Clique em ‘Taxas de Empréstimo Consignado’;
- Você terá acesso a lista dos bancos e seus juros.