Lula autoriza liberação de aposentadoria para quem tem acima de 55 anos; descubra como solicitar

O tão merecido descanso pode chegar mais cedo através da aposentadoria para quem tem 55 anos. O benefício é pago pelo INSS a partir do cumprimento de alguns critérios. Um deles é ter feito contribuições mensais para a Previdência Social. Confira se você pode se aposentar mais cedo.

Lula autoriza liberação de aposentadoria para quem tem acima de 55 anos; descubra como solicitar (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A aposentadoria é aquele momento aguardado por boa parte dos trabalhadores, onde é possível descansar e aproveitar os resultados dos anos de trabalho. Com a Reforma da Previdência esse descanso ficou mais distante para alguns. Mas, uma das modalidades ainda permite que os brasileiros se aposentem a partir dos 55 anos.

Essa espécie de antecipação é possível através da aposentadoria especial, mas ela não está disponível a todos os brasileiros.

Aposentadoria com 55 anos

Como pedir a aposentadoria especial?

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a idade e o tempo de contribuição para se aposentar foram alterados, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile