IDOSOS com 60, 70 e 80 anos podem ter a CNH suspensa pelas novas regras

Os idosos, principalmente aqueles com mais de 70 anos, precisam estar ligados na nova legislação do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Caso contrário, correm o risco de perder a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ao não respeitarem as regras impostas desde 2021.

cnh
IDOSOS entre 60, 70 e 80 podem ter a CNH suspensa pelas novas regras (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O prazo de renovação da CNH foi alterado em 2021, por meio da sanção de uma lei. A alteração prevê que os motoristas acima de 50 anos de idade passem pelo processo de renovação em um espaço de tempo mais curto. E aqueles acima de 70 anos terão que renovar o documento ainda mais vezes.

Novos prazos de renovação da CNH para idosos

Quem deixa de renovar a sua CNH, mas continua dirigindo veículos automotores, corre o risco de ter seu documento apreendido. Além disso, recebe multa por infração gravíssima, com valor acima de R$ 250, e sete pontos na sua habilitação.

Por isso é muito importante que os idosos estejam atentos a validade da sua carteira. Os períodos de renovação atualmente são de:

Idade do motorista Renovação
Até 49 anos 10 anos
Entre 50 e 60 anos 5 anos
Mais de 70 anos 3 anos

Como renovar a CNH dos idosos?

Os idosos, como qualquer outro motorista, precisam solicitar no Detran a renovação da sua CNH. No processo há custos que incluem as taxas estaduais, além dos exames de aptidão física e mental que são feitos em clínicas habilitadas pelo governo do estado.

Existem duas possibilidades de conseguir a gratuidade no processo de renovação, eu explico cada uma delas nesta matéria.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile