Cartão de crédito devolve R$ 36 milhões a clientes por cobrança errada; veja se você recebe

Com diversos clientes em todo o país, o banco C6 Bank ganhou popularidade no Brasil pela oferta de cartões de crédito. No entanto, a instituição financeira deverá arcar com o pagamento de uma multa milionária após descumprir regras estabelecidas pela legislação brasileira.

Cartão de crédito devolve R$ 36 milhões a clientes por cobrança indevida; veja se você recebe. (Imagem: FDR)

Nesta semana, o banco informou que firmou um termo de compromisso com o Banco Central (BC). No documento, a instituição financeira se compromete a devolver um total de R$ 36 milhões.

Entenda quem poderá receber o valor que será devolvido pelo banco:

  • A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 264 mil clientes;
  • Eles serão beneficiados depois de terem sido cobrados de forma indevida;
  • A cobrança teria sido realizada por meio de encargos indevidos cobrados no parcelamento de faturas de cartão de crédito;
  • Ao realizar o parcelamento, o cliente precisa pagar extras pela operação;
  • No entanto, o total dessa cobrança é limitada pela legislação brasileira;
  • Ao ultrapassar o total o banco pode ser multado;
  • Além disso, os clientes afetados têm o direito de cobrar a restituição dos valores que foram pagos indevidamente;
  • Segundo o C6 Bank, essa cobrança teria sido realizada entre o período de 11 de novembro de 2020 e 20 de julho de 2022;
  • De acordo com o banco, cerca de 98% do valor cobrado indevidamente já foi ressarcido;
  • Além do pagamento da multa, o C6 Bank também se comprometeu a realizar um pagamento no valor de R$ 1,8 milhão;
  • O banco também afirmou que adotou medidas sólidas para que tal situação não volte a ocorrer;
  • No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os detalhes sobre essas medidas ainda não foram divulgados;
  • Recentemente, outras situações também geraram a necessidade de pagamento de indenização para clientes de bancos;
  • Nessas situações, a liberação dos recursos foi determinada pela Justiça.

Confira outros detalhes sobre um diferente processo de indenização dos clientes neste link.

 

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Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.