Saiba quais categorias de beneficiários do INSS não terão direito ao adiantamento do 13º salário

Iniciado recentemente pelo Governo Federal, o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deverá atender milhares de segurados em todo o país. Por meio do benefício eles poderão receber uma parcela adicional de pagamento já neste semestre.

Saiba quais categorias de beneficiários do INSS não terão direito ao adiantamento do 13º salário. (Imagem: FDR)

Programado inicialmente para ser liberado apenas durante os meses de agosto e novembro, o 13º do INSS foi antecipado pelo Governo Federal. Assim como aconteceu nos anos anteriores, o pagamento foi dividido em duas parcelas. Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o pagamento será realizado nos meses de abril e maio. 

No entanto, o pagamento será restrito para alguns grupos. Isso porque o 13º do INSS só é pago para os segurados que contribuíram com a Previdência Social. Assim, alguns cidadãos que recebem pagamentos do INSS não terão direito ao abono.

É o caso de quem é atendido pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por ser um benefício social, o BPC não dá direito ao 13º salário. Dessa forma, receberão o pagamento apenas os segurados que são beneficiados por aposentadorias, pensões ou auxílios do INSS.

Veja o calendário completo do 13º do INSS em 2024:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de um salário mínimo:

 Segunda parcela do 13º do INSS:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha acima de 1 salário mínimo:

Confira outras informações sobre os pagamentos realizados pelo INSS neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile