REDUÇÃO no Imposto de Renda foi aprovada para profissões específicas; veja a lista

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou uma proposta para diminuir a base de cálculo do Imposto de Renda para determinados profissionais. A redução beneficia prestadores de serviços de transporte autônomos, como taxistas e motoristas de aplicativos.

REDUÇÃO no Imposto de Renda foi aprovada para profissões específicas; veja a lista. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A iniciativa visa aliviar a carga tributária para esses trabalhadores, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais. Contudo, a redução no Imposto de Renda está direcionada apenas para essa categoria, sem abranger outros setores.

A proposta busca reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda para prestadores de serviços de transporte autônomos, de 60% para 20%. De acordo com o senador Vanderlan Cardoso, autor do projeto, a taxa atual é desproporcional, pois além de não condizer com a capacidade contributiva dos transportadores, não considera o aumento dos custos operacionais, como o de combustível.

O cálculo usado hoje significa que 40% do rendimento bruto do transportador autônomo é gasto para cobrir custos de trabalho, deixando 60% para a base de tributação. Isso está desatualizado e impacta negativamente taxistas, motoristas de aplicativos e condutores de vans, pois seus custos de operação aumentaram significativamente.

O projeto agora será analisado pela Câmara dos Deputados. Abaixo você aprende as principais informações sobre a declaração do Imposto de Renda. Enquanto neste link, eu te ensino a calcular a sua restituição do IRPF. Confira!

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

Até 2023, quando os contribuintes informaram os valores de 2022, a declaração foi fixada como obrigatória para quem teve renda tributável acima de R$ 28.559,70 no ano. A Receita Federal pode aumentar ou continuar com esse limite. Mas especialistas avaliam que não deve mudar. Considerando os limites que vigoraram no ano passado, estão na lista de obrigatoriedade de declaração:

Quem não precisa declarar o Imposto de Renda?

Conforme a Receita Federal, não precisa declarar IR em 2024, quem:

Quais são os documentos exigidos na declaração do Imposto de Renda?

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile