Idosos acima de 60 anos ganham chance de pedir o crédito MAIS barato do mercado

As taxas de juros do empréstimo consignado para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu pela sétima vez desde o início do atual governo. Os idosos que são aposentados ou pensionistas poderão contratar este tipo de crédito com o novo limite de cobrança a partir da próxima semana. 

inss
Idosos acima de 60 anos ganham chance de pedir o crédito MAIS barato do mercado (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, na última quarta-feira (24), mais uma redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. A decisão vale tanto para os empréstimos com desconto em folha, como para o cartão de crédito em que a fatura é descontada do salário. 

Novo teto de juros do crédito consignado no INSS

A decisão tomada pela CNPS crava o teto de cobrança de juros para o consignado do INSS. Isso significa que nenhum banco pode cobrar uma quantia superior a que foi definida. Mas os valores oscilam, logo a recomendação dos especialistas é de que o aposentado pesquise os juros antes de fechar o crédito. 

As mudanças trazidas no sétimo corte do teto de juros, desde 2023, foi de:

São cinco dias úteis, a partir de 24 de abril, para que os bancos adotem as novas taxas de juros. 

Consultar taxa de juros do consignado do INSS

Os aposentados e pensionistas podem consultar as taxas de juros oferecidas por cada banco. Para isso, devem procurar essa opção de consulta no Meu INSS, sem necessidade de fazer login.

Para a representante dos aposentados Tônia Gallet, diminuir a cobrança de juros dos aposentados é fundamental para manter o nível de endividamento desse grupo em um nível saudável. Eu explico quando a contratação vale a pena nesta matéria

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile