As taxas de juros do empréstimo consignado para segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caiu pela sétima vez desde o início do atual governo. Os idosos que são aposentados ou pensionistas poderão contratar este tipo de crédito com o novo limite de cobrança a partir da próxima semana.
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, na última quarta-feira (24), mais uma redução dos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. A decisão vale tanto para os empréstimos com desconto em folha, como para o cartão de crédito em que a fatura é descontada do salário.
Novo teto de juros do crédito consignado no INSS
A decisão tomada pela CNPS crava o teto de cobrança de juros para o consignado do INSS. Isso significa que nenhum banco pode cobrar uma quantia superior a que foi definida. Mas os valores oscilam, logo a recomendação dos especialistas é de que o aposentado pesquise os juros antes de fechar o crédito.
As mudanças trazidas no sétimo corte do teto de juros, desde 2023, foi de:
- Empréstimo: caiu de 1,72% para 1,68%;
- Cartão de crédito: caiu de 2,55% para 2,49%.
São cinco dias úteis, a partir de 24 de abril, para que os bancos adotem as novas taxas de juros.
Consultar taxa de juros do consignado do INSS
Os aposentados e pensionistas podem consultar as taxas de juros oferecidas por cada banco. Para isso, devem procurar essa opção de consulta no Meu INSS, sem necessidade de fazer login.
- Acesse o App Meu INSS;
- Procure por “Taxas de juros de empréstimo”;
- Pesquise pelo nome da instituição, ou filtre pela menor taxa de juros.
Para a representante dos aposentados Tônia Gallet, diminuir a cobrança de juros dos aposentados é fundamental para manter o nível de endividamento desse grupo em um nível saudável. Eu explico quando a contratação vale a pena nesta matéria.