Concurso Nacional Unificado tem locais de prova divulgados; veja como consultar

Os mais de 2 milhões de inscritos do Concurso Nacional Unificado já podem consultar os locais de prova. O Cartão de Confirmação trará informações importantes para os candidatos. Veja algumas informações importantes divulgadas nesta semana pelo MGI.

Concurso Nacional Unificado tem locais de prova divulgados; Veja como consultar (Imagem: FDR)

O Ministério da Gestão (MGI) e a Fundação Cesgranrio divulgaram nesta quinta-feira, 25, o cartão de confirmação do Concurso Nacional Unificado.  O documento deve ser acessado por todos os 2,14 milhões de inscritos na seleção que oferece mais de 6 mil vagas.

Essa é primeira vez que um concurso público oferece vagas em diversos órgãos federais; de acordo com o MGI a seleção tem inscritos em 99% dos municípios brasileiros.

Concurso Nacional Unificado

As provas serão aplicadas simultaneamente no dia 5 de maio em 228 cidades brasileiras, incluindo municípios do interior, a expectativa é de que sejam usados 5.141 locais de aplicação, como escolas e prédios públicos em todo o país.

A recomendação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos é para que todos os candidatos levem o cartão de confirmação no dia da prova. 

Caso a cidade escolhida esteja errada ou o local de aplicação seja muito distante da residência do candidato é possível pedir a correção. No entanto, não é possível pedir a troca de cidade.

O resultado preliminar das provas objetivas e discursivas será divulgado no dia 21 de junho. Enquanto o resultado definitivo deve ser publicado no dia 30 de julho. A expectativa do MGI é de que a posse dos aprovados comece no dia 5 de agosto desse ano.

Etapas do Concurso 

Provas objetivas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e prova discursiva de caráter classificatório e eliminatório.

  1. Provas objetivas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos e prova discursiva de caráter classificatório e eliminatório. 

  2. Perícia médica (avaliação biopsicossocial): reserva de vagas para pessoas com deficiência.

  3. Procedimento de verificação da condição declarada: reserva de vagas para pessoas negras.

  4. Procedimento de verificação documental complementar: reserva de vagas para indígenas.

A etapa 4 será aplicada apenas a alguns cargos, àqueles que exigem avaliação de títulos.

Blocos temáticos do Enem dos Concursos

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

Bloco 4

Bloco 5

Bloco 6

Bloco 7

Bloco 8

Concurso Nacional Unificado tem locais de prova divulgados; Veja como consultar (Imagem: FDR)

Lista de espera do Concurso Nacional Unificado

Para possibilitar ainda mais aprovações o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, anunciou que o cadastro de reserva poderá ter até o dobro do número de pessoas aprovadas em cada bloco temático.

Outro ponto diferente dos demais processos seletivos é a possibilidade de comvocação para cargos temporários. Isso deve acontecer entre os inscritos no cadastro de reservas e, nesse caso eles continuarão participando da seleção para as vagas efetivas.

Se o candidato for convocado enquanto ocupa uma vaga temporária ele terá o direito de renunciar a ela sem prejuízo algum. Essa ação deve reduzir o déficit de servidores públicos, acelerando as contratações temporárias.

Local de prova do Concurso Nacional Unificado

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica melhor sobre a seleção e os conteúdos que serão cobrados nela, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile