O novo RG, já adotado por mais de 3,5 milhões de brasileiros, ainda não está disponível para emissão nos estados do Amapá, Bahia e Roraima. Esta informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Desde 11 de janeiro de 2024, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode ser emitida em todos os outros estados, conforme o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). O novo RG visa uniformizar a identificação nacional, mas algumas regiões ainda enfrentam atrasos no processo.
A principal finalidade do novo RG é padronizar o número do documento em todas as regiões do Brasil, utilizando o CPF como identificador nacional na Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo modelo busca ser inclusivo, eliminando campos como “sexo” e unificando “nome” e “nome social”.
Outra novidade é que o novo RG permite agregar informações de outros documentos, como carteira de vacinação, CNH, título de eleitor e certificado de reservista. Para isso, basta apresentar esses documentos quando for solicitar a emissão do RG.
O novo RG elimina o campo “sexo” e une “nome” e “nome social” em uma única entrada. A CIN agora pode ser emitida tanto em formato físico quanto digital, permitindo a validação por QR Code, mesmo quando offline.
Na versão digital do novo RG, é possível incluir outras informações, como CNH, NIS, Cartão Nacional de Saúde, Título Militar e Carteira de Trabalho, desde que apresentados durante a emissão do documento. O número do CPF passa a ser o identificador único para todos os brasileiros, unificando o registro em âmbito nacional. Acompanhe comigo as mudanças em outro importante documeto aqui.
Por que o novo RG foi unificado ao CPF?
A razão para unificar o RG com o CPF é utilizar o CPF como único identificador da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Anteriormente, uma pessoa podia ter um número de RG diferente para cada estado onde o documento fosse emitido. Agora, com a CIN vinculada ao CPF, o mesmo número será válido em todo o país, reduzindo a chance de fraudes.
O novo RG vem com um QR Code para verificação de autenticidade, oferecendo um método rápido e seguro para validar o documento. Além disso, conta com um código de leitura óptica (MRZ) que segue padrões internacionais, permitindo que a carteira seja usada como um documento de viagem.
Segurança do novo RG
O novo RG é altamente seguro devido à aplicação da tecnologia blockchain, garantindo a sincronia dos dados com a Receita Federal. Esse sistema, amplamente utilizado em criptomoedas como o bitcoin, torna extremamente difícil a adulteração das informações.
Outro recurso de segurança é o QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento. Com essa funcionalidade, qualquer pessoa pode confirmar se os dados registrados no novo RG são legítimos.
Documentos obrigatórios na emissão do novo RG
Para solicitar o novo RG, basta ir ao órgão emissor da sua cidade e apresentar a certidão de nascimento ou casamento. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado serão as responsáveis por disponibilizar o documento.
Não é possível tirar o novo RG pelo celular. Porém, após a emissão presencial do documento, é disponibilizada uma versão digital. Ela pode ser acessada pelo aplicativo RG Digital do estado em que você emitiu o documento, a partir da leitura do QR Code no verso da versão física.
Emissão do novo RG
Para baixar o novo RG pelo celular, basta seguir este passo a passo:
-
Acesse a loja de aplicativos do seu celular;
-
busque pelo app RG Digital do estado em que você emitiu o documento;
-
com o app instalado, clique na opção “Adicionar RG”;
-
escaneie o QR Code no verso de seu documento físico;
-
faça o reconhecimento facial;
-
crie uma senha de acesso para poder visualizar o documento;
-
concluído, agora você tem acesso ao seu RG Digital diretamente de seu celular.
O novo RG só pode ser “baixado” de maneira digital após a emissão do novo documento físico com QR Code no verso. Com o documento físico já emitido, você deve solicitar a versão digital diretamente no app do Gov.br.
Qual é o prazo para receber o novo RG?
O tempo para receber o novo RG varia entre 5 e 45 dias úteis, a depender da região em que você emitir o documento. Em São Paulo, por exemplo, o novo Registro Geral fica pronto em até 10 dias úteis, já no Rio de Janeiro, o prazo é de 7 dias úteis e, no interior de Goiás, o prazo é de 15 dias úteis. Você deve procurar saber qual o prazo da expedição do documento na sua região.
Qual é o valor da emissão do novo RG?
O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado e pode variar entre R$ 26 e R$ 96.
Validade do novo RG
-
Entre 0 e 12 anos: validade de 5 anos;
-
Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos;
-
A partir de 60 anos: validade indeterminada.