Aposentadoria especial aos 55 anos pelo INSS: descubra como garantir a sua agora

A aposentadoria é um momento em que o trabalhador pode finalmente descansar um pouco e aproveitar os frutos dos seus anos de trabalho. Para alguns ela pode chegar mais cedo através da aposentadoria especial aos 55 anos. Confira as regras para se beneficiar.

Aposentadoria especial aos 55 anos pelo INSS: descubra como garantir a sua agora (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O momento de se aposentar é o mais aguardado com diversos trabalhadores, mas com a Reforma da Previdência ele acabou ficando um pouco mais distante. Através da aposentadoria especial aos 55 anos é possível ter acesso ao benefício mais cedo. Mas, atenção, essa modalidade não está disponível para todos os trabalhadores.

O nome “especial” não foi escolhido atoa, ela possui regras especiais que permitem que os trabalhadores encerrem a vida profissional mais cedo. Essas regras foram pensadas para reduzir os riscos à saúde dos profissionais.

Aposentadoria especial

Quais atividades dá direito a aposentadoria especial?

Além disso, o texto também insere algumas atividades na categoria de risco à vida:

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o valor da aposentadoria poderá ser reajustado ainda em 2024, confira.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile