Restituição do Imposto de Renda: consulte a sua ordem na fila de pagamento

A restituição do Imposto sobre a Renda ou Imposto sobre o Rendimento de Pessoa Física começará a ser liberado a partir do próximo. O primeiro lote da restituição, que é a devolução do valor pago mais ou menos para a Receita Federal durante o ano anterior, será liberado no último dia de declaração do próprio Imposto de Renda (31 de maio).

Restituição do Imposto de Renda: consulte a sua ordem na fila de pagamento
Imagem: FDR

O IPRF é um tributo que existe em diversos países ao redor do mundo e o contribuinte é obrigado a pagar uma certa porcentagem de sua renda ao governo. Com a declaração, o contribuinte informa ao Governo Federal seus rendimentos no ano anterior. Em 2024, o ano base da declaração é 2022. Ou seja, estão inclusos: salário, verbas rescisórias, programas trabalhistas, venda de bens, resgate e investimento, entre outros.

A restituição será paga em cinco lotes segundo o calendário divulgado pela Receita Federal. Assim, os contribuintes que entregam suas declarações com antecedência têm prioridade no recebimento dos valores da restituição. A especialista Lila Cunha contou com detalhes quem faz parte do grupo prioritário para o pagamento do primeiro lote. Confira.

Como consultar o valor da restituição do Imposto de Renda

Para consultar o valor da restituição do Imposto de Renda e o seu local na fila para o recebimento, o contribuinte deve acessar o site ou o aplicativo da Receita Federal. A quantia será informada após entregar o documento e poderá ser consultada depois do envio.

Confira o passo a passo:

Quem recebe o 1º lote da restituição do Imposto de Renda?

A maior parte dos beneficiados com o primeiro lote são pessoas que possuem prioridade legal. Confira quem faz parte:

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile