Cidadãos de todo o país podem ter acesso à moradia gratuita através d programa Minha Casa, Minha Vida. O maior programa habitacional do país teve novas unidades habitacionais anunciadas recentemente. Nessa matéria te explico como realizar o sonho da cada própria sem pagar nada; confira.
O Minha Casa, Minha vida foi criado para ajudar as famílias mais vulneráveis com oferta de parcelas mais baixas. Agora, é possível ter acesso a moraria sem pagar nada por isso. A expectativa é reduzir o déficit habitacional do país. Além das classes mais baixas o programa também oferece descontos para moradores das áreas urbanas com salários até R$ 8 mil.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação ou a prefeitura da sua cidade para fazerem a inscrição. Mas, para isso é necessário atender aos requisitos do programa.
Quem tem direito a Minha Casa Minha Vida de graça?
- O programa tem Faixas que atendem a diversos públicos, separados entre Urbano e Rural, na Faixa 1 – Urbano estão as pessoas com renda mensal até R$ 2.640.
- É justamente para essa faixa que a casa gratuita está disponível, além disso, é necessário estar inscrito no Bolsa Família ou ser beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
- Além das inscrições citadas acima o cidadão também deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o governo anunciou uma nova rodada de exclusão no Minha Casa, Minha Vida, confira.
Documentos necessários para inscrição no Minha Casa, Minha Vida
- RG e CPF de todos os membros da família;
- Documentos que comprovem estado civil, como certidões de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência atualizado;
- Provas da renda familiar, que podem ser contracheques, extratos bancários ou declarações de imposto de renda.
Na última semana o Governo Federal anunciou mudanças no Minha Casa, Minha Vida, nessa matéria te explico quais foram elas e quem será afetado.