Fim do RG: confira data limite revelada para APOSENTAR documento antigo

antigo RG está com os dias contados e já começa a ser substituído novo documento de identificação nacional. Emissão da primeira via será gratuita em todo o país e já pode ser feita em diversos estados. Veja quando você terá que trocar o seu.

Fim do RG: confira data limite revelada para APOSENTAR documento antigo  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Carteira de Identidade Nacional, a CIN, já está sendo emitida no país, o documento vem para substituir o antigo RG. Com recursos de segurança e integração entre os bancos de dados o documento marca o início de uma nova etapa da identificação dos brasileiros.

Para facilitar o acesso a primeira via e a renovação da CIN são gratuitas, independente do estado em que você esteja. Vale lembrar que todos os brasileiros terão que trocar o documento.

Nova Carteira de Identidade

  • A grande revolução do novo documento é o abandono do número do RG, a partir de agora o CPF será adotado como número de identificação dos brasileiros.
  • Com isso diversos bancos de dados devem ser integrados, trazendo mais segurança aos sistemas. 
  • No entanto, apenas quem está com o CPF regularizado poderá fazer a emissão da CIN. A regularização pode ser feita através do site da Receita Federal

Quem ainda não tem CPF poderá solicitar o documento pela internet, nossa especialista Lila Cunha explica como, veja.

Qual o prazo para troca do novo RG?

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) todos os brasileiros terão que trocar o documento até o ano de 2032. Após a troca a Carteira de Identidade Nacional terá os prazos de validade conforme a idade do cidadão, confira:

  •  0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada.

De acordo com o MGI, mais de 5 milhões de pessoas já possuem o novo documento de identidade.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.