INSS emite comunicado para APOSENTADOS que trabalham; entenda para evitar o bloqueio do benefício

Após conseguirem a tão sonhada aposentadoria, muitos aposentados voltam ao trabalho com a intenção de implementar a renda. Com isso, o INSS emitiu um comunicado de alerta para evitar que os benefícios desses aposentados sejam suspensos.

INSS emite comunicado para APOSENTADOS que trabalham; entenda
para evitar a suspensão do benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O comunicado emitido pelo INSS tem o objetivo de alertar os aposentados que estão empregados sobre as regras e condições que regem a continuidade do recebimento da aposentadoria.

A legislação previdenciária estabelece limites e restrições para o exercício de atividade remunerada por aqueles que já estão aposentados, a fim de evitar possíveis irregularidades e suspensões indevidas do benefício.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre aposentadoria, confira.

Aposentados que trabalham

Quando um segurado do INSS volta ao trabalho após se aposentar, ele terá acesso apenas ao salário-família e à reabilitação profissional, excluindo outros benefícios como o auxílio por incapacidade temporária.

Além disso, as regras da aposentadoria por invalidez são claras: se o aposentado retornar ao trabalho, ela é encerrada. Porém, os aposentados por atividades especiais, como aquelas em ambientes insalubres ou perigosos, podem desempenhar outras funções que não sejam consideradas insalubres sem comprometer sua aposentadoria.

Com a complexidade das leis previdenciárias, é importante estar atento aos empecilhos que o seu tipo de aposentadoria conta ao decidir retornar ao trabalho para não perder o benefício.

Para tirar dúvidas, os aposentados podem entrar em contato com o atendimento do INSS através do número de telefone 135, que agora conta com autoatendimento para facilitar a comunicação.

O que é o INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem como principal função administrar a Previdência Social no país. Isso inclui o pagamento de benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros. O INSS também é responsável por arrecadar as contribuições previdenciárias dos trabalhadores e empregadores, garantindo assim a sustentabilidade do sistema de Seguridade Social no Brasil.

A aposentadoria do INSS pode ser concedida de diversas formas, como:

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.
Sair da versão mobile