Brasileiros podem ter acesso a aposentadoria por idade pagando menos à Previdência Social. Novidade foi confirmada pelo INSS, que também garante o acesso a outros benefícios previdenciários. Entenda melhor.
Uma das modalidades de aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social é a por idade. Nela o segurado deve atingir a idade mínimo exigida para ter acesso ao benefício. Pouca gente sabe, mas é possível ter acesso a ela pagamento menos.
O que é a aposentadoria por idade?
- Pelas regras atuais trazidas pela Reforma da Previdência essa modalidade de aposentadoria é voltada ao trabalhador que atingir 65 anos, se homem, ou 60 anos, se mulher.
- Além disso, é necessário ter um tempo mínimo de 180 contribuições ao INSS.
- O Instituto faz a separação entre a aposentadoria por idade urbana e rural, as regras acima são relacionadas à aposentadoria urbana.
Nossa especialista Laura Alvarenga te apresenta as regras para se aposentar em 2024, confira.
Dona de casa pode se aposentar?
- De acordo com o INSS, sim, as donas de casa têm direito à aposentadoria e demais benefícios previdenciários, como auxílio-doença.
- Mas, para isso é necessário que tenham contribuído à Previdência Social.
- Para ter acesso a esses benefícios é necessário ter contribuído como segurada facultativa.
- Nesse caso existe a opção de fazer os pagamentos mensalmente ou de forma trimestral (a cada três meses) e as alíquotas podem ser de 5%, 11% e 20% sobre o valor do salário mínimo.
- Na menor alíquota possível, 5%, a segurada vai pagar R$ 70,60 a Previdência.
- A partir da concessão do benefício a segurada passa a ter direito também ao 13º salário, que por sinal será adiantado em duas parcelas.
Quem pode ser considerado segurado facultativo?
- Essa categoria é destinada ao brasileiro que não está exercendo uma atividade remunera, mas ainda assim deseja contribuir com o INSS.
- A inscrição nela pode ser feita pela Central 135 ou através do site Meu INSS, clicando no botão “Inscrever no INSS”.